terça-feira, 28 de julho de 2009

Arsênio





O arsênio apresenta três estados alotrópicos: cinza ou metálico, amarelo e negro. O arsênio cinza metálico (forma α) é a forma mais estável nas condições normais e tem estrutura romboédrica; é um bom condutor de calor, porém um péssimo condutor elétrico. O arsênio amarelo (forma γ) é obtido quando o vapor de arsênio é esfriado rapidamente. É extremamente volátil e mais reativo que o arsênio metálico e apresenta fosforescência à temperatura ambiente. Também se denomina arsênio amarelo o mineral trissulfeto de arsênio. Uma terceira forma alotrópica, o arsênio negro (forma β), de estrutura hexagonal , tem propriedades intermediárias entre as formas alotrópicas descritas, e se obtém da decomposição térmica da arsina ou resfriamento lento do vapor de arsênio. Todas as formas alotrópicas, exceto a cinza, não apresentam brilho metálico e apresentam uma condutibilidade elétrica muito baixa, comportando-se como metal ou não-metal em função, basicamente, do seu estado de agregação.

. Reage violentamente com o cloro e se combina, quando aquecido, com a maioria dos metais para formar o arsenieto correspondente; reage, também, com o enxofre. Não reage com o ácido clorídrico em ausência de oxigênio, porém reage com o ácido nítrico aquecido, estando concentrado ou diluído, e com outros oxidantes como o peróxido de hidrogênio, o ácido perclórico e outros. É insolúvel em água, porém muitos de seus compostos são solúveis. É um elemento químico essencial para a vida, ainda que tanto o arsênio como seus compostos sejam extremamente venenosos.

Aplicações
Conservante de
couro e madeira (arseniato de cobre e crômio), uso que representa, segundo algumas estimativas, cerca de 70% do seu consumo mundial. O arsenieto de gálio é um importante semicondutor empregado em circuitos integrados mais rápidos e caros que os de silício. Aditivo em ligas metálicas de chumbo e latão. Inseticida (arseniato de chumbo), herbicidas (arsenito de sódio) e venenos. O dissulfeto de arsênio é usado como pigmento e em pirotécnica. Descolorante na fabricação do vidro (trióxido de arsênio). Recentemente renovou-se o interesse principalmente pelo uso do trióxido de arsênio para o tratamento de pacientes com leucemia.

O arsênio, um elemento muito tóxico, é conhecido desde o século 13.

Número Atômico: - 33


Massa Atômica: u 74,92159


Raio atômico: A 1,24

Raio covalente: A 1,21

Raio iônico (íon): A 2,22(-3) 0,46(+5)

Energia de Ionização: kJ/mol 946


Eletronegatividade: - 2 ,2


Eletroafinidade: kJ/mol 77,2

Ponto de fusão: K 886 ,0

Ponto de Ebulição: K 1090


Calor de vaporização: kJ/mol 32,4


Calor de fusão: kJ/mol 27,698


Densidade: g/mL 5,70

Calor específico: J/kg.K 0,328

O óxido é ácido. O cristal é romboédrico

Configuração eletrônica : [Ar] 4s2 3d10 4p3

Estados de oxidação: -3; +3; +5








Nenhum comentário:

Postar um comentário