terça-feira, 28 de julho de 2009

Antimônio


O antimônio (português brasileiro) ou antimónio (português europeu) (do grego antímonos, oposto à solidão) é um elemento químico de símbolo Sb de número atômico 51 (51 prótons e 51 elétrons) e de massa atómica igual a 121,8 u. À temperatura ambiente, o antimônio encontra-se no estado sólido.

É um semi-metal (metalóide) do grupo 15 (5A) da Classificação Periódica dos Elementos. Apresenta quatro formas alotrópicas. Sua forma estável é um metal de coloração branca azulada. O antimônio negro e o amarelo são formas não metálicas instáveis.

O antimônio é empregado principalmente em ligas metálicas e alguns de seus compostos para dar resistência contra o fogo, em pinturas, cerâmicas, esmaltes, vulcanização da borracha e fogos de artifício.

Foi descoberto em 1450 por Thölde.


O antimônio na sua forma elementar é um sólido cristalino, fundível, quebradiço, branco prateado que apresenta uma condutividade elétrica e térmica baixa, e evapora em baixas temperaturas. Este elemento semi-metálico (metalóide) se parece aos metais no aspecto e nas propriedades físicas, mas quimicamente não se comporta como eles. Pode ser atacado por ácidos oxidantes e halogênios.
As estimativas sobre a abundância de antimônio na crosta terrestre vão desde 0,2 a 0,5
ppm. O antimônio ocorre com o enxofre e outros metais como chumbo, cobre e prata.


Aplicações
O antimônio tem uma crescente importância na indústria de semicondutores para a construção de diodos, detectores infravermelhos e dispositivos de efeito Hall.
Usado como
liga, este semi-metal incrementa muito a dureza e a força mecânica do chumbo. Também é empregado em diferentes ligas como peltre, metal antifricção (liga com estanho) , metal inglês (formado por zinco e antimônio).
Algumas aplicações mais específicas:
baterias e acumuladores;
tipos de imprensa;
revestimentos de cabos;
almofadas e rolamentos.
Compostos de antimônio na forma de
óxidos, sulfetos, antimoniatos e halogenetos de antimônio são empregados na fabricação de materiais resistentes ao fogo, esmaltes, vidros, pinturas e cerâmicas. O trióxido de antimônio é o mais importante e é usado principalmente como retardante de chama (antifogo). Estas aplicações como retardantes de chama compreendem a produção de diversos produtos como roupas, brinquedos, cobertas de assentos etc.

Número Atômico - 51
Massa Atômica u 1 21,75
Raio atômico A 1,45
Raio covalente A 1,41
Raio iônico (íon) A 2,45(-3)0,62(+5)
Energia de Ionização kJ/mol 834
Eletronegatividade - 1,8
Eletroafinidade kJ/mol 101
Ponto de fusão K 903,7
Ponto de Ebulição K 1860
Calor de vaporização kJ/mol 195
Calor de fusão kJ/mol 19,957
Densidade g/mL 6,68
Calor específico J/kg.K 0,207
O óxido é ácido.
O cristal é romboédrico
Configuração eletrônica : [Kr] 5s2 4d10 5p3
Estados de oxidação: -3; +3; +5

Um comentário: